segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OPINIÃO DOS INTEGRNTES DO GRUPO!

  • LUCAS:

Este trabalho foi bom para mim, pois fiquei sabendo sobre um esporte que eu nao conhecia direito. Para mim a Ginástica Rítmica tem uma grande importancia para o Brasil, pois foi nela que o Brasil - no ano passado - conseguiu uma medalha de OURO nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Aprendi sobre os materiais que são utilizados na Ginástica Rítmica, o que é afinal a G.R, entre outras coisas.
Támbem aprendi que a tipos de competições diferentes: as individuais e as competições em GRUPO ou EQUIPE!

  • CAIO:

Na minnha opinião gostei de ter aprendido sobre a Ginástica Rítmica! Nela aprendi que existem vários instrumentos para se usar ne competições. Tambem percebi que esta modalidade de ginástica é mais praticada pelas MULHERES. Essa ginastica exige muito preparo físico do(a) atleta!

  • MARCOS:

Eu na minha opinião acho que a ginástica rítmica requer muita concentração, pois qualquer erro, como a falta de equilibrio pode perder pontos...Eu não gostei muito porque esse esporte é praticado mais por mulheres mais achei legal aprender sobre essa modalidade de ginástica...

  • RICARDO:

Achei esta modalidade esportiva legal pois requer dos competidores muita beleza em seus movimentos e muito equilibrio! Vejo mais mulheres competindo neste esporte do que homens... Tambem pude aprender sobre os materiais utilizados nessa modalidade.Mais concluindo gostei de saber mais sobre este tipo de ginástica!

  • RAFAEL:

Gostei deste tipo de esporte pois ele é um dos esportes mais belos que tem! Além de exigir muito equilibrio vC tem que confiar e muito em suas companheiras(se for competições por equipe). Outro fator importante é a beleza dos movimentos é uma fator essencial neste esporte... Lembrando sempre que qualquer erro que as atletas cometem é marcado falta pelos juízes!

domingo, 24 de agosto de 2008

MATERIAIS UTILIZADOS !


  • Fita - O aparelho mais plástico e característico da ginástica rítmica é composto por duas partes. O estilete, uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir 0.5cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento. Sua forma pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas. A fita é de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento para ginastas de nível adulto. Longa, pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens e formatos de todo o tipo. Serpentinas, espirais e arremessos exigem da ginasta coordenação, leveza, agilidade e plasticidade. O elemento corporal da fita são os pivotes

  • Arco - O arco é feito de madeira ou plástico, desde que não deforme durante o movimento. Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos 300mg. Deve ser rígido, sem se dobrar. O arco define um espaço. Esse espaço é usado plenamente pela ginasta, que deve mover-se de acordo com o círculo formado. São requeridas nesse aparelho freqüentes trocas de mãos, e a principal exigência é a boa coordenação de movimentos. O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes. Os elementos corporais principais do arco são os saltos, flex, pivotes e equilíbrios .

  • Bola - Feita de plástico ou de borracha deve ter um diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400mg. Único aparelho que não é permitido segurar, a bola deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Jogadas com controle e recuperações com precisão são elementos dinâmicos que valorizam a série da ginasta. Os elementos corporais devem ser executados sobre o apoio de um ou dois pés ou qualquer outra parte do corpo e devem ter formas fixas, amplas e bem definidas. Flexibilidade e ondas são os elementos corporais principais deste aparelho.

  • Maças - Semelhantes a balizas, as maças são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesam pelo menos 150mg cada. A parte mais grossa é chamada de corpo, a parte mais afilada, de pescoço e a parte formada por uma esfera de 3 cm de diâmetro é denominada cabeça. Delicadeza das mãos é fundamental para se trabalhar bem com esse aparelho. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações. É um aparelho que exige o bom uso de ambos os lados do corpo. O elemento corporal Equilíbrio deve ser executado sobre a meia-ponta ou sobre um joelho, ser visivelmente mantido, ter forma ampla, fixa e bem definida e ser coordenado com um ou os dois aparelhos em movimento sendo os equilíbrios os principais elementos de dificuldade corporal nesse aparelho.


  • Corda - Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético, desde que seja leve e flexível. Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta. Esse aparelho possui também nós nas extremidades, não podendo apresentar empunhaduras de madeira. As extremidades da corda podem ser recobertas com material anti-derrapante de cor neutra. Ela pode ser uniforme ou ser gradualmente mais espessa na parte central. Os elementos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada, presa em uma ou nas duas mãos, em direções diferentes, sobre diferentes planos, com ou sem deslocamento, com apoio sobre um ou os dois pés ou sobre uma outra parte do corpo. As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, giros, ondulações e equilíbrio. Os principais elementos corporais da corda são os saltos.

A COMPETIÇÃO !

O programa das ginastas individuais normalmente é composto por 4 exercícios, usando 4 dos 5 aparelhos. A ciclo olímpico, um aparelho fica de fora.
A duração de cada exercício pode variar entre 1’15” e 1’30”. Para o conjunto, a composição é de dois exercícios. A duração é de no mínimo 2’15” e de no máximo 2’30”. As músicas executadas são de livre escolha dos técnicos de acordo com a rotina que desejam executar, mas há a ressalva de que não pode haver voz humana cantada em forma de palavras.O cronômetro é acionado no momento em que a ginasta (ou a primeira ginasta do conjunto) começa seu movimento e é parado no momento em que a ginasta (ou a última ginasta do conjunto) estiver completamente imóvel sobre o chão.
Um comitê técnico dentro da Federação composto pelas chamadas “Madames” detecta
erros e potenciais a serem desenvolvidos dentro da Ginástica Rítmica. Nesse sentido, até 1984, a ênfase dos movimentos era dada aos aparelhos. Após as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, a ênfase passou a ser a flexibilidade do corpo das ginastas.
O júri é composto por Júri de Composição, que, subdividido, analisa o Valor Técnico e o Valor Artístico das séries; e Júri do Execução
, que analisa as faltas técnicas.
O uniforme feminino é composto por maiô sem mangas ou de mangas longas.

O QUE É G.R ?

A Ginástica Rítmica também conhecida como GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, pode ser iniciada em média aos 06 (seis) anos e não há idade limite para finalizar a prática deste desporto, onde encontramos competições individuais ou em conjunto (cinco ginastas ao mesmo tempo).

A Ginástica Rítmica desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem. As exigências de rendimento são altas desde as categorias menores e há um elevado grau de exatidão na realização de elementos complexos, o que obriga a ginasta a treinamentos intensos e diários.

VEJA ABAIXO UMA APRESENTAÇÃO DE G.R: